Novela “Os Dez Mandamentos- Nova Temporada”: Resumo de 14 a 18/5/18

Vem conferir o resumo semanal da novela bíblica ” Os Dez Mandamentos – Nova Temporada” em que Josué (Sidney Sampaio) percebe que Betânia (Marcela Barrozo) não está feliz.

•~•
No capítulo 015, segunda-feira, 14 de maio – Betânia tenta fugir para não se casar com o rei. Emma consegue alcança-la e Betânia pede ajuda da serva para encontrar Josué. As irmãs de Zípora imaginam como será o casamento de Betânia. Zur pede para falar com Jaque. A irmã de Zípora diz que enquanto ele não pedir a mão dela a Moisés eles devem ficar afastados. Tanya conta para a rainha que Betânia começou a chorar na prova do vestido e saiu apressada. Elda diz que ela não pode encontrar Josué antes delas. Os convidados aguardam na sala do trono, entre eles Josué, Corá, Aoliabe e Calebe. Corá está deslumbrado e os demais incomodados por estarem ali.

Elda exige que Betânia volte, mas a moça é firme e diz que vai voltar para o acampamento com sua família. Balaão pede para ficar a sós com ela e usa uma de suas técnicas para convencê-la. Zípora, Joquebede e Miriã aprovam os tecidos e roupas dos sacerdotes. Zípora pergunta a Joquebede porque Miriã está triste. A sogra explica que a causa é porque Hur ainda não pediu a Moisés para firmar o compromisso deles. Betânia diz que está decidida a ir embora e Moisés a ajudará a encontrar sua filha. Balaão ameaça matá-la e pede que pense melhor. Betânia recua e volta para o harém para se arrumar. Josué estranha a demora de Betânia e decide procurar por ela, mas é impedido pelos reis. Moisés orienta a todos sobre a construção do tabernáculo. Ele questiona Abirão sobre sua relação com a família.

O irmão de Datã conta que o filho, Tales, não quer ajudar no trabalho. Adira está traumatizada num canto do quarto da casa de Rishon, assustada, traumatizada. Balaque fica deslumbrado com a beleza de Betânia com os trajes de noiva. Josué percebe que Betânia não está feliz. Arão orienta o povo a começar a construção da arca da aliança. Joana admira Arão discursando. Abiú percebe e se entristece. Josué e os demais se olham, lamentando a tristeza de Betânia no casamento. Dorcas, a esposa de Rishon, trata Adira com desprezo. Natan e as crianças parecem perdidos no deserto. Josué, Calebe e Aoliabe cumprimentam os noivos.

Josué se aproxima de Betânia e diz que ainda pode tira-la de lá. Ela agradece, mas fala que tem seus motivos para casar. Corá e Elda se encontram escondidos. A rainha confessa que Balaque matou Jetro e Menahem e diz não ter certeza se Adira, os filhos e o servo manco estão mesmo mortos. Corá se espanta. Josué e os demais já estão se acomodando no deserto para passar a noite. Corá se afasta do grupo. Entra numa caverna para prepara ervas. Natan e as crianças aparecem. Corá percebe a perna manca do servo e supõe que as crianças são os filhos de Adira. Natan explica que precisam ir ao Sinai para encontrar Moisés. Corá, se fingindo de bom, diz que também está indo para lá.

•~•
No capitulo 016, terça-feira, 15 de maio – Corá se finge de amigo e diz que vai levar Natan, Abner e Haya para o acampamento hebreu. Ele diz que está sozinho e pede abrigo. Betânia, pensativa, se arruma para a lua de mel. Elda conta a Balaque que Betânia quase fugiu antes do casamento. Balaão diz a Betania que está satisfeito por ela ter cumprido sua parte no trato. E ela pede o mesmo a ele. Nadabe diz aos irmãos que gostaria de lutar em guerras como Josué a trabalhar como sacerdote. Abiú confessa para Arão que gosta de Joana e conta que a viu olhando com interesse para o pai. Moisés procura por Hur e pergunta quais são as intenções com Miriã. Abirão obriga o filho Tales a ajudar na construção.

Ana sente falta de Josué. Betânia se apresenta ao rei e não disfarça a tristeza. Moisés pergunta a Hur se ele quer casar com Miriã, mas ele não demonstra certeza. Arão está contemplando as estrelas quando Joana aparece. Ele tenta evitá-la. Abiú os vê de longe e fica irritado. Adira está encolhida em um canto da casa de Rishon. Talita, a outra serva, leva comida para Adira, que chora ao lembrar da família. As crianças estão dormindo e Natan explica para Corá tudo o que aconteceu desde foram a Moabe. Corá finge indignação e diz que vai ajudá-los a chegar ao acampamento hebreu. Corá planeja matar Natan e empurra o servo de Jetro de um penhasco.

Ele volta à caverna e tenta matar Abner, mas desiste quando vê o menino dormindo. Calebe, Josué e Aoliabe procuram por Corá. Abigail conta a Deborah sobre Leila e Gahiji. Betânia diz a Emma que não chegou a se deitar com o rei. A dama adverte que ela não conseguirá adiar isso por muito tempo. Miriã diz a Moisés que não gostou do irmão ter ido falar com Hur sobre a relação dos dois. Abner desperta e pergunta por Natan. Corá diz que o servo morreu em um assalto. O menino se desespera ao saber que vai voltar para a cidade de Quir. Na beira do penhasco, Natan ferido e sangrando, tenta se levantar.

•~•
No capitulo 017, quarta-feira, 16 de maio – Natan consegue ficar de joelhos e busca forças para continuar. Corá leva os filhos de Adira para o palácio do rei Balaque. Hur pede Miriã em casamento. Ela se irrita porque acha que o joalheiro foi forçado por Moisés. Rishon ataca Adira dentro de casa. Dorcas e Talita chegam e ele vai embora. Natan se desespera quando volta à caverna e percebe que as crianças não estão mais por lá. Diante do rei e da rainha, Corá apresenta as crianças e diz que já cuidou para que o servo não incomode mais.

Corá conta que Ada foi sequestrada e Balaque recompensa Corá. O rei manda esconder as crianças para que Betânia não veja os sobrinhos. Balaão sugere que Betânia seja gentil com o rei. Caso contrário, ele não vai contar sobre sua filha. Miriã recusa o pedido de Hur. Balaão ordena que os sobrinhos de Betânia sejam entregues aos sacerdotes para sacrifício a Baal. Betânia encontra Haya e Abner pelo palácio. Eles se abraçam, emocionados. Elda avisa a Balaque que Betânia encontrou as crianças e que eles não poderão mais ser sacrificados. Arão orienta os filhos sobre a arca da aliança e Abiú o trata mal. Tales chega para trabalhar com Abirão.

Radina fica triste ao ouvir de Deborah que Hur pediu a mão de Miriã em casamento. Joquebede diz a Miriã que Deus está lhe dando uma nova chance de ser feliz. Abner conta a Betânia que Adira foi sequestrada e que e Jetro e Natan estão mortos. Ada diz que não vai desistir de Josué. Ana explode e avisa que eles vão se casar assim que Josué voltar de viagem. Jaque e Jerusa estão cuidando das ovelhas quando Zur chega. Ada continua provocando Ana. Joana não se aguenta, agarra nos cabelos dela e a briga começa.

Zur enrola Jaque sobre o pedido de casamento. Zípora e Joquebede lamentam a decisão de Miriã. Simut cuida de Jerusa, que está com a mão machucada, e os dois ficam próximos. Tanya desconfia quando Betânia conta sem querer que os filhos de Adira enterraram o avô. Talita avisa a Adira que logo Rishon vai querer se deitar com ela. Tanya conta para Elda sobre o que ouviu das crianças e a rainha fica desconfiada. Em Hesbom, Reino dos Amorreus: O rei Seom está com o general Oren quando um soldado entra com Natan ferido. Ele diz que o rapaz está delirando e repete que precisa ver Moisés.

•~•

No capitulo 018, quinta-feira, 17 de maio – Natan ferido, desmaia. Oren sugere que o rapaz seja bem cuidado porque pode ser um trunfo caso seja hebreu. Rei Seon concorda e Oren leva Natan para sua casa até ele se recuperar. Elda conta a Balaão que os sobrinhos de Betânia estão no palácio e foram trazidos por Corá. O feiticeiro não gosta da aproximação. A rainha questiona como Jetro conseguiu fugiu com eles. Radina desabafa com Inês e conta que se encantou por Moisés no passado e que hoje admira Hur. Ana, Yarin, Noemi e Damarina tentam separar Ada e Joana, que se engalfinham. Joana confessa para Ana que gostou de dar uma lição em Ada. Jerusa adverte que quando Zípora souber da briga vai ficar uma fera.

Ada diz que vai se vingar de Joana e Ana. Betânia agradece Balaque por seus sobrinhos. Joquebede conta a Moisés que Miriã recusou o pedido de Hur. Deborah diz a Hur que Radina ficou chateada quando soube do pedido de casamento. Zípora repreende Ada e diz que ela deve mudar de atitude porque Josué e Ana vão se casar. Nadabe percebe que Abiú está quieto e provoca o irmão. Arão conversa com Abiú e afirma que nunca reparou qualquer interesse de Joana por ele. Ele também se mostra preocupado por Abiú se interessar por uma moça que é revoltada com Deus, agora que o filho é um sacerdote. Zípora conta a Moisés que Ana e Ada brigaram por Josué e que Jaque beijou Zur. Zelofeade grita por socorro quando vê Abigail com sangramento entre as pernas. Gahiji se declara para Leila.

Joquebede chega para amparar Abigail, que chora desesperada. Zelofeade ora para Deus salvar o bebê e a esposa. Moisés garante ao amigo que tudo dará certo. Zípora reúne as mulheres para orar por Abigail. Zur pergunta a Abirão e Datã onde Moisés guarda as tabuletas. Elda confidencia a Balaque que está desconfiada de Balaão. O rei diz que tomará cuidado com ele. Betânia chora com saudade de Jetro. Adira dorme e Rishon entra em seu quarto. Ela acorda assustada e desesperada. Dois servos de Oren cuidam de Natan, que está delirando e chama pelas crianças. Abigail sente as dores do parto. Leila ajuda a irmã. Zur entra escondido na tenda de Moisés e pega algumas tabuletas. Moisés chega ao quarto e percebe seu baú aberto.

•~•

No capitulo 019, sexta-feira, 18 de maio – Zur se esconde quando Moisés entra no quarto. Ele olha desconfiado para o baú aberto, mas se distrai com a chegada dos filhos, Gerson e Eliezer. Joquebede faz o parto de Abigail com ajuda de Miriã. Zelofeade está nervoso aguardando notícias. Simut e Gahiji apoiam o amigo. Rishon tenta agarrar Adira, que o morde e consegue fugir. Dorcas acorda com o barulho e manda Rishon voltar para o quarto. Radina desabafa com Joana sobre Hur. Moisés e Zípora chegam à tenda de Zelofeade. Abigail faz muito esforço e desmaia para desespero de todos. Miriã consegue reanimá-la com uma mistura de ervas. Um choro de bebê vem de dentro do quarto e Zelofeade anuncia pelo acampamento o nascimento do bebê.

Abigail e Zelofeade se olham emocionados com a filha nos braços. Abigail anuncia que é uma menina e vai se chamar Macla. Leila e Gahiji combinam manter segredo sobre o namoro. Moisés diz a Hur que lamenta o que ocorreu entre ele e sua irmã. Zur lê as tabuletas que roubou de Moisés, mas não acha o que procura. Safira conta a Datã sobre o nascimento da filha de Abigail. O marido aproveita e diz que se ela não lhe der filhos vai arrumar outra mulher. Abner diz a Betânia que eles precisam sair logo de Moabe e encontrar Adira. Mas a tia explica que não pode sair dali porque casou com rei. Balaão convence Balaque de que pode apagar as lembranças ruins de Haya e Abner, para que eles possam viver felizes no palácio, ao lado de Betânia. Orem relata ao rei que Natan ainda não se recuperou.

No deserto, Corá rasga a própria roupa e mastiga ervas alucinógenas. Ele cai desacordado e é encontrado por viajantes. Quando desperta, diz que é hebreu e que foi atacado. Balaão tenta convencer Betânia a deixar que ele faça as crianças esquecerem do passado, mas ela não permite. Abigail amamenta a filha. Arão e Moisés tentam conversam com Miriã sobre Hur, mas ela não dá ouvidos. Jaque diz a Zur que Ada contou sobre eles para Zípora e que Moisés já está sabendo também. Zur fica preocupado. Deborah e Inês contam a Radina que Miriã recusou o pedido de casamento de Hur. Zur se antecipa e procura Moisés. Ele explica que aguardava Jetro retornar ao acampamento para pedir a mão de Jaque.

Arão se irrita com as provocações de Nadabe com Abiú e Hur. Zur mente bem para Moisés e diz que se apaixonou por Jaque desde o primeiro momento. Moisés resolve dar um voto de confiança para o jovem. Josué retorna ao acampamento. Ele e Ana matam as saudades. Moisés convida Zur para jantar e diz que quer oficializar o pedido de casamento. Josué vai à tenda de Moisés e conta que Corá não voltou com a comitiva e que se perdeu no meio do caminho. Moisés se preocupa. Zur pergunta sobre Jetro e Josué conta a Moisés que o sogro está morto e que Betânia casou com o rei.

(*) edição sujeito a alteração de data e conteúdo

Autor: Dayse

Sou apaixonada pela vida. Apesar de não ser desse meio, gosto de tudo que se refere ao entretenimento na tv. Acho que essa é a graça. A diversão é completa, as variedades são muitas. Vamos compartilhar esses momentos?? E viva a vida!!